domingo, 4 de maio de 2008

Educação Ambiental nas rodas da imaginação

Dois biólogos em uma linda cadela

Da paixão pela viagem e pela Educação Ambiental surgiu, em 2007, o Projeto PedalECO Brasil. A iniciativa foi dos biólogos Déborah Ferrante Pizzatto, de 27 anos, e Cleverson Zapelini dos Santos, de 33.
Recém-formado, o casal, que vivia em Curitiba-PR, resolveu que era hora de pôr em prática a idéia e sair pelo Brasil executando ações de Educação Ambiental nas comunidades por onde passavam. E o meio de transporte não poderia ser mais ecológico: a bicicleta.
Na companhia da vira-lata Lara, de 2 anos, nossos heróis colocaram o pé, ou a roda, na estrada e partiram com a missão de cruzar o país, do Chuí ao Oiapoque.
O objetivo é repassar tecnologias alternativas através da ciência, permacultura, bioconstrução e outras técnicas, a fim de elevar a qualidade de vida das comunidades, rumo à sustentabilidade e solução de problemas como água, lixo e esgoto.
Em Guarujá, eles realizam a sétima ação ambiental, na Praia do Góes, envolvendo crianças em atividades lúdicas e educativas, que estimulam o senso de consciência e coletividade dos pequenos.
Há seis meses na estrada, a dupla não prevê o término das atividades, mas uma coisa é certa: não há previsão de volta. “Uma das peculiaridades dessa viagem é que estamos procurando um local para morar, analisando os pontos positivos e negativos de cada lugar por onde passamos”, conta Débora Pizzatto.
O casal busca apoio para o desenvolvimento do projeto, pois os gastos com as bicicletas ainda é alto e, entre os planos futuros, está uma viagem pela América do Sul, de bicicleta também, é claro.
Para conhecer mais um pouco sobre o PedalECO, acesse o blog, http://www.pedaleco.blogspot.com/.
E boa viagem!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Rodrigo!

Muito legal sua iniciativa!! Agradecemos seu apoio!

Abraço,

Cleverson (PedalEco)

Caio Bosco disse...

Fala Xuxa, vc é um querido, bonita iniciativa de divulgar o projeto PedalEco, tive o prazer de conhecer o casal e o cachorrinho enquanto eles estavam de passagem pela nossa ilha.
Sexta vou fazer todos os esforços para estar lá no teu show.