sábado, 19 de abril de 2008

Curta-metragem "Esquina" atrai amigos ao cinema

Ontem, dia 18 de abril de 2008, fui assistir à estréia do curta-metragem “Esquina”, em Guarujá. Motivos não me faltaram para comparecer ao evento.
Em primeiro lugar o filme, produzido pelo grande amigo Carlos Ratton e pelo cineasta Tony Valente (que fez parte do Projeto Comunidade Viva comigo em 2007), teve os ensaios realizados na Casa de Cultura do Baiano das Astúrias, do incansável pesquisador cultural Osvaldo Santos, onde eu dava minhas aulas de jornalismo pelo projeto.
Além disso, a trilha sonora foi feita pelo meu camarada Caio Bosco que, depois de trabalhos memoráveis com o Radiola Santa Rosa (Disqueria e Duberia) continua compondo músicas lindas e de alma, como “Água e Sal”, que abre o curta-metragem. O Caio também estava lá, acompanhado do DJ Beto.
As gravações foram feitas na comunidade do Morro do Engenho, na Cachoeira, bairro pobre da cidade de Guarujá, e o resultado foi muito interessante.
O roteiro foi inspirado na crônica do futuro jornalista Walter Titz. Além de músico (vocalista da banda de hardcore In Memoriam), o Walter ainda é filho do grande amigo Henrique Santa Rita, que também trabalha com cinema nas comunidades de Guarujá.
O filme retrata a história de uma adolescente por volta dos seus 16 anos que, para fugir de conflitos econômicos e familiares, encontra na prostituição a saída para esses problemas. Uma realidade cada vez mais constante no Brasil e na Baixada Santista.
Ao final da sessão, conversei com a educadora sexual Valéria Borelli, que se especializou pela Universidade de São Paulo, no assunto, onde é pós-graduada em violência doméstica. Uma expert.
Depois disso, ainda bati um papo com meu amigo poeta Urbain G.
Enfim, uma noite que valeu a pena. Filme produzido na Ilha de Santo Amaro, entidades políticas, jornalistas, publicitários, amigos, poetas, músicos e artistas em geral.
Meus parabéns para seus idealizadores e fica aqui o pedido de mais produções e encontros como esse.

2 comentários:

Raphael Serafim disse...

Parabéns, é bom ter lembrado do filme, já que não temos criações cinematográficas em Guarujá

Unknown disse...

oi tio achei muito legal o q voce escreveu aqui e o fabio e todo mundo aqui acho muito alegre e feliz o q vc escreveu parabens um beijao flw bundao