terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nevermind The Bollocks




Material do Sex Pistols, ou tem que ser muito bom, ou tem que ser ótimo. Afinal, a banda foi uma das precursoras do movimento punk, e sua história é magnífica. É isso que conta o DVD Classic Albuns Sex Pistols – Nevermind the Bollocks.
A série Classic Album é formato documental e as bandas e artistas foram escolhidos a dedo. Com um cast que conta com lendas como Bob Marley, Pink Floyd, Nirvana, entre outros, a produção mostra em detalhes o processo de gravação dos álbuns.
Com o S.P. não poderia ser diferente e o resultado foi melhor do que o esperado, quando garimpei na prateleira de uma loja de discos por R$ 29. Claro que conseguiria baixar pelo Torrent, mas como sou muito fã da banda fiz questão de ficar com o original mesmo. Sim, sou desses que não dispensam cheiro de encarte, extras que não travam e a sensação ímpar de abrir uma embalagem nova. E como valeu a pena.
O DVD é irado!
As entrevistas me levaram para a mesma Londres onde tudo começou, com relatos explicativos e detalhados sobre o início, a ascenção e a queda, tanto da banda quanto do próprio movimento punk. Steve Jones e Paul Cook (guitarra e bateria) contam os primórdios, com os ensaios onde ninguém sabia tocar absolutamente nada e o entendimento sobre o rock se resumia a três acordes, com exceção de Glen Matlock (primeiro baixista), que sofria até um tipo de preconceito por ter uma mente mais aberta e ouvir bandas como Beatles e A-Ha. Além disso, o depoimento de Matlock ainda deixa bem claro que havia, e ainda há, muita mágoa pela sua substituição por Sid Vicious (o único ponto negativo que achei é que muito pouco sobre Vicious é citado no documentário).
Ainda comentam o empresário Malcolm Mclaren, e Chris Thomas (produtor) e Bill Price (produtor / engenheiro de som) contam a verdade sobre as sessões de gravação, e mostram os tapes, tudo ilustrado por imagens de arquivo dos Sex Pistols.

Um comentário:

Edgar Mãos de Tesoura disse...

sex pistols is the best ! fuck the Queen ,Antonieta e Joaquim !